Uso da autoclave nas barbearias e salões de beleza

A autoclave, muito utilizada nos hospitais, é um aparelho que permite esterilizar os materiais cirúrgicos em uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água. A pressão do calor úmido garante a eliminação total de quaisquer organismos contaminantes.

autoclave, muito utilizada nos hospitais, é um aparelho que permite esterilizar os materiais cirúrgicos em uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água.
A pressão do calor úmido garante a eliminação total de quaisquer organismos contaminantes.
Dessa forma, a autoclave acabou por substituir o uso de estufas, fornos elétricos ou equipamentos à base de radiação ultravioleta para esterilizar os materiais, em 2010, segundo a Anvisa. Além do uso da autoclave, todos os utensílios devem ser escovados e lavados com sabão e água potável.
Os principais tipos de autoclaves são as de pré vácuo e as gravitacionais:
▶ Autoclave de vácuo único: remove o ar de uma vez em um curto espaço de tempo.
▶ Autoclave de vácuo fracionado: o ar é removido ao mesmo tempo em que ocorre a injeção fracionada de vapor.
▶ Autoclave de alto vácuo: remove o ar com o auxílio de uma bomba de vácuo e introduz vapor na câmara interna sob alta pressão com o ambiente em vácuo.
▶ Autoclave de gravitacional: o vapor é injetado forçando a saída do ar por gravidade.
Outra diferença de tipos de autoclaves também é sobre a sua capacidade. Os modelos de 4 litros são indicados para uso de 2 profissionais; os de 12 litros suportam 13 kits de utensílios, para 3 a 6 profissionais; e a de 21 litros esteriliza até 25 kits, para 7 a 9 profissionais.
Cabe ressaltar que desde 2010 a autoclave é obrigatória nos espaços de beleza, conforme decreto da Vigilância Sanitária (ANVISA). Seu espaço já tem uma? Saiba como comprar: https://www.magazinevoce.com.br/magazineguiasaudebeleza/busca/autoclave/. Adquira a sua e trabalhe com segurança!
Qualquer dúvida nos chame no WhatsApp (91) 98166-7412 ☺

Fonte: Blog Arkmeds

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

 / 

Sign in

Enviar Mensagem

Meus favoritos