O que é ser barbeiro?

A história da barbearia começa antes mesmo de Cristo, lá no Egito, onde os membros das classes religiosas e realezas costumavam raspar os cabelos e a barba. Já na Grécia, no século II antes de Cristo, surgiram, então, os primeiros barbeiros: pessoas que tinham uma habilidade acima da média com trabalhos manuais e que cuidavam exclusivamente da barba e cabelos de homens nobres e guerreiros.

história da barbearia começa antes mesmo de Cristo, lá no Egito, onde os membros das classes religiosas e realezas costumavam raspar os cabelos e a barba. Já na Grécia, no século II antes de Cristo, surgiram, então, os primeiros barbeiros: pessoas que tinham uma habilidade acima da média com trabalhos manuais e que cuidavam exclusivamente da barba e cabelos de homens nobres e guerreiros.
Em 1096, na França, surgiu a primeira organização de barbeiros, quando o arcebispo da época proibiu o uso da barba. Assim, surgiu o barbeiro-cirurgião e o barbeiro-dentista. Barbeiro-cirurgião era uma das profissões mais comuns na área médica durante toda a Idade Média, e estes eram responsáveis pelo tratamento de soldados durante ou após as batalhas. Só pra ressaltar que o “barbeiro-cirurgião” não era necessariamente médico, e sim qualquer profissional de barbearia com domínio de equipamentos de corte.
No Brasil, em 1500, o ofício já era ensinado aos índios e escravos, que acabaram tornando-se barbeiros ambulantes.
Atualmente, os cuidados com a sua aparência tornaram-se de tamanha relevância para o homem, que busca um profissional específico para os cuidados necessários com barba, cabelo e bigode!
Bom, conforme o dicionário, o barbeiro é descrito como o profissional que “exerce o ofício de fazer a barba e cortar ou aparar os cabelos”. Na prática, porém, nota-se que além da técnica, cabe ao profissional atentar-se à saúde e bem-estar dos seus clientes. Dessa forma, cabe ao barbeiro o domínio das técnicas de corte de cabelo e de barba, assim como do visagismo (que corresponde a harmonia e estética voltadas para barba e cabelo, considerando linhas e ângulos do rosto do cliente).
Quanto ao mercado de trabalho, em crescente expansão, o profissional pode atuar em barbeariassalões de belezaescolas e empresas de treinamentovenda de produtos cosméticos e/ou consultoria.

E aí, gostou? Ansioso(a) pra começar seus estudos?!  ????

➥ Conheça a Inovar Hair Academy Cursos Profissionalizantes e saiba como se tornar um excelente profissional de barbearia! 

Texto adaptado da Seduc Intec e do Senac.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

 / 

Sign in

Enviar Mensagem

Meus favoritos